Pena de morte?

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.

Após ler o post escrito pelo Gmarcos sobre a pena de morte eu gostaria de dar a minha opinião a respeito. Se apóio a pena de morte? Sim. Se apóio a pena de morte no Brasil? Não!

Sem duvida a pena de morte tem um impacto no numero de crimes de um pais, e todo aquele bla bla bla… que as pessoas favoráveis a ela usam sempre, porem, lembram-se daqueles casos absurdos? Aqueles processos sem fundamento algum ou julgados de forma injusta? Não lembro de nenhum exemplo agora, mas tenho certeza que já viram alguns por ai e se procurarem encontrarão vários. O fato é que não estamos preparados para arcar com as conseqüências da pena de morte. Nosso sistema judiciário ainda comete erros gritantes, nossos juízes ainda falam besteiras cabais, nossos advogados ainda fazem processos absurdos!

Você deixaria a deixaria a sua vida na mão de um juiz como esse? Eu não! Se eu for preso injustamente eu quero ter o direito de fugir. Não estou defendendo as rebeliões, honestamente eu preferiria que matassem todos, isso resolveria o problema, porem criaria novos problemas. Uma lei com 99% de justiça não é uma lei legitima, se dos mortos pela pena de morte 99% mereciam a morte e eram culpados de seus atos há aquele 1% que foi morto injustamente e isso, o nosso direito pós ditadura, humanista, defende! Defende que mesmo o pior dos assassinos pode voltar a ser parte da sociedade, defende que mesmo o maior dos assaltantes pode parar de roubar ou virar político.

Ainda falando sobre as rebeliões. Não sou favorável, porem, se eu estivesse em uma cela por ter furtado uma galinha (sim isso acontece) e ao meu lado estivessem outros vinte detentos no espaço que deveria ser ocupado apenas por dois eu iria reclamar! Iria queimar colchões! Iria gritar aos sete ventos que é injusto! Que o sistema penal Brasileiro é uma piada! Nossa Democracia (demagogia?) e a CF/88 nos deram o direito de reclamar, de expor e de apelar à mídia, sendo o pior dos detentos ou um empresário famoso e não acredito que tirar isso classificando simplesmente como “marginal” aqueles que cometeram delitos vá nos trazer alguma justiça.

Gosto de dizer que nosso direito tem pitadas de utopia, provavelmente muitos concordam comigo, saímos de uma ditadura! Os mais novos não chegaram a presenciar esse período, mas os mais experientes, aqueles que escreveram a CF/88 e seus “remendos” sabem que dar o poder de Deus a um juiz, um político, um presidente, é caminhar, novamente, em direção a uma ditadura.
Para concluir gostaria de fazer uma pergunta aos que chegaram até aqui. Vocês já leram a nossa constituição federal? Se o fizeram entendem o que estou falando, é linda, simplesmente linda.

Uma resposta para Pena de morte?

  1. César disse:

    “Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”(Mahatma Gandhi)

Deixe uma resposta

